Não é fácil parar uma rotina bem estabelecida para perceber que uma variável externa ronda nossa vida. Mas fique esperto(a) ela pode mudar tudo!
Meus amigos e amigas, 2018 serviu (entre outras coisas) para que eu percebesse o quão fácil é ter o tapete vermelho retirado inesperadamente por uma variável externa daquelas que ninguém poderia nos antecipar. Explico: Fazem alguns anos que venho notando a frágil estrutura em que montamos nossas vidas, costumo fazer análises e comparações observando o comportamento de dezenas de pessoas por longos períodos de tempo, e entre as coisas que venho anotando preciso destacar que a “pseuda” segurança que temos ao dar norte em nossas decisões é muito frágil diante de variáveis externas que estão acontecendo em nossas vidas o tempo todo, sob as quais não temos o menor controle.
Quando tudo está, mesmo sob suspense, correndo na direção certa, eis que um trovão apaga tudo e nos pegamos questionando como sair da nova e inusitada situação na qual fomos colocados por uma variável externa. Costumo dizer que as variáveis externas podem ser Positivas, não que isso seja comum, mas variáveis externas como ganhar na loteria podem acontecer e se tratando de finanças esse fato exerce uma força relevante ao ponto de não ser possível negar o impacto positivo causado pela bolada de dinheiro em nossas vidas. Mas existem também as variáveis externas negativas…
Sabe quando você está naquele emprego dos sonhos e a empresa é comprada por uma multi e você se vê demitido(a) em novembro, com toda curva de despesas comuns no final de ano, e logo em seguida as despesas que são comuns no início do ano? Quando perdemos nossos entes queridos inesperadamente e de uma hora para outra, mesmo que temporariamente, todo o resto parece não fazer mais sentido algum? Quando uma doença grave nos afeta, nos deixa impossibilitados de trabalhar, viver em normalidade? Então, sabemos que isso ocorre bem mais do que situações da loteria como dito anteriormente, por isso mesmo que defendo estarmos preparados e não apegados com a nossa rotina, por que ela pode mudar repentinamente e infelizmente nós não temos nenhum controle sobre isso.
A rotina é confortável e por mais criativo que o indivíduo seja, ela o coloca em condição de igualdade com os demais que não percebem estar “passando” e não vivendo. Os anos andam rápido e quando você se depara com o espelho já chegou aos 40, não tem como voltar, por isso a importância de analisar constantemente o passo anterior e o próximo, para que o destino não mude mesmo quando um meteoro cair em nossas cabeças. Ahhh, e antes que eu esqueça, a estabilidade financeira traz inúmeras zonas de conforto junto com uma rotina praticamente inquestionável.
Pode ser que as variáveis externas positivas sejam menos frequentes que as variáveis externas negativas, por isso a estatística mostra que devemos cuidar para que tudo seja impactado minimamente em casos de desastres. Veja algumas dicas:
Prepare suas Finanças:
– Procure reservar dinheiro para emergências, não fique paranóico(a) mas tenha uma reserva que te cubra por uns 5 ou 6 meses, podendo cobrir mais tempo reduzindo-se despesas;
– Faça algo para ter uma renda passiva, isso pode variar de aplicações aos negócios com sócios confiáveis, o que importa é que você tenha (ou tenha em mente quando terá) alguma renda que não dependa tanto do seu suor;
Prepare sua Família e Amigos:
– Relacionamentos superficiais não o sustentarão em casos meteóricos, crie relacionamentos fortes, isso leva muito tempo e consome muita energia mas vale a pena em casos extremos. Quando casos extremos não acontecem você ainda terá bons parceiros para tudo, tudo mesmo!
– Não quebre braços com seus familiares, você não pode se livrar deles então é melhor que estejam disponíveis para ajudar em dias de chuva, mesmo se isso custar um pouco de sua paciência;
Cuide de sua saúde:
– Para casos que envolvam outras pessoas próximas, seu corpo precisa estar bem preparado para jornadas duras, tanto físicas quanto mentais, por isso é importante investir tempo para cuidar da saúde e manter tudo em dia;
Tome cuidado, ao menor sinal de conforto corra para o espelho e fique esperto(a), por que uma variável externa pode mudar tudo!
Autor:
Erick de Albuquerque – instagram: @inspirandosonhadores