Vamos tentar ajudar deixando aqui esse texto, não se trata de uma receita mas pode ajudar você, utilize sempre que perder o foco ou achar que perdeu ok?
O material é uma parte do artigo no site da Revista Vida Simples, que recomendamos: http://goo.gl/2h9nr6
Como colocar uma ideia em prática Um passo a passo para acreditar que vai dar certo e trazer à vida aquele projeto bacana que não sai da sua cabeça
Para tirar ideias do papel e colocá-las em prática, é preciso ter otimismo, acreditar que dá para fazer diferente e que um novo mundo é possível. Por isso, esta reportagem está aqui, neste dossiê sobre otimismo: para ajudá-lo a tirar da gaveta suas ideias e planos e fazê-las acontecerem de fato, sem medo dos perrengues e dificuldades. Para trazer para você as melhores dicas de como realizar isso, fomos atrás de iniciativas de gente bacana e craque em tirar ideias geniais do papel. São elas: um buscador que promove acesso a serviços e produtos de saúde gratuitos e de baixo custo em todos os municípios do País, uma aceleradora de negócios focada em empreendimentos do bem, uma rede social que promove caronas e ajuda a desafogar o trânsito, uma plataforma colaborativa sobre robótica pedagógica e um livro com estratégias inspiradoras para quem deseja transformar o mundo. Com as sugestões desses realizadores, montamos um manual para ajudar você a colocar boas ideias em prática.
– Defina o alvo
Uma boa ideia tem de ser precisa. Ideia é diferente de tema ou área de atuação. Por exemplo: você pode desejar melhorar o trânsito e trabalhar em prol da mobilidade urbana. Isso é uma área. Uma ideia precisa de recorte. Um exemplo é o trabalho da rede social Carona Solidária (caronasolidaria.com), um serviço on-line gratuito que coloca em contato pessoas dispostas a compartilhar carros particulares em deslocamentos rotineiros – como ir ao trabalho e ou à faculdade – ou em viagens. Isso é uma ideia.
– Pesquise muito
Para que sua ideia seja bem-sucedida, ela precisa estar amparada por informações sobre o contexto e a legislação relacionados. Por exemplo: se a sua ideia é implantar oficinas de robótica em escolas públicas, é necessário saber como são as grades curriculares nos diferentes níveis de ensino e com quais disciplinas essa atividade complementar pode dialogar. Foi o que descobriu o pessoal do Robótica Livre, uma plataforma colaborativa em que os usuários trocam conhecimentos sobre o tema.
– Eleja o formato
Como a sua ideia vai funcionar na prática? Se for um projeto de internet, por exemplo, pode virar um blog, um site, uma rede social, ou uma plataforma colaborativa. Se a ideia é formar uma instituição, as opções também são várias – pode ser algo informal, uma organização não-governamental (ong), uma organização social de interesse público (Oscip) ou um negócio social, entre outros. Escolha o formato que melhor atenda às suas necessidades de atuação, incentivo, financiamento e tributação.
– Busque apoio especializado
Consultorias também são de grande ajuda. O site Saútil, que funciona como um banco de dados sobre atendimento, medicação e exames gratuitos ou de baixo custo, tornou-se viável como um negócio social com a assessoria da aceleradora Artemisia, que é focada em ajudar negócios sociais a tomarem corpo. Com essa consultoria, o site formulou uma atividade paga paralela de atendimento por telefone capaz de bancar o trabalho social na internet.
Comece, recomece
No livro Como Mudar o Mundo, o jornalista e ativista John-Paul Flintoff ressalta a importância de se pôr a mão na massa. “Ninguém comete erro mais grave do que quem não faz nada só porque poderia fazer pouco”, disse o estadista irlandês Edmund Burke. Pense no que pode fazer nas próximas 24 horas, nesta semana. “Mudar o mundo é um trabalho que jamais termina”, enfatiza Flintoff. Então motive-se com o fato de que sempre haverá o que fazer.
– Mantenha o foco
Madre Teresa de Calcutá disse certa vez que nunca olhava para as massas como uma responsabilidade dela. “Só posso amar uma pessoa de cada vez, uma, uma, uma. Talvez, se não tivesse escolhido aquela pessoa, não tivesse escolhido 42 mil. A obra inteira é apenas uma gota no oceano. Mas, se eu não tivesse contribuído, o oceano teria uma gota a menos.” Então, mantenha-se atento ao que precisa ser feito, valorize o que você pode fazer. E faça.