Vamos lá, esse é um texto rápido sobre algumas coisas que as pessoas (muitas vezes) confundem. Coisa 1
Empreender ≠ Empresariar: Empreendedores criam coisas, muitas vezes do zero, eles visualizam oportunidades onde elas nem sempre estão disponíveis, superam barreiras e obstáculos quando se deparam com eles. É um comportamento diferente, talvez um estado de espírito, mas nem sempre um empreendedor consegue “empresariar” e as vezes isso é um fator limitante para o negócio.
O empresário tem um perfil mais preocupado com técnicas de gestão, (e isso está contido na maioria dos casos para empreendedores de sucesso também), ele estabelece processos, metas e objetivos pra serem alcançados enquanto o empreendedor segue um impulso interior que o leva até as mais surpreendentes descobertas, ele sabe o que quer e onde quer ir, sabe engajar pessoas e até consegue monetizar o negócio, enquanto o empresário junta ao escopo do empreendedor suas técnicas de gestão para reter talentos, controlar desperdícios, aumentar as vendas e expandir o negócio até alcançar o limite de expansão.
Empresariar passa por sonhar, mas tem um tom em administrar para gerar mais valor e é ai que mora a confusão. Muitos empreendedores passam a confundir sonho com potencial a ser alcançado e ao final, passam a ter um quando poderiam e deveriam ter dez. O empresário constrói o fluxo para ampliação do sonho empreendedor, modela processos e os repete (as vezes até exageradamente) para que mais e mais oportunidades sejam aproveitadas.
Moral da história: quando você achar que seu negócio não tem mais como crescer em suas mãos, contrate ou associe-se a um empresário e deixe ele te mostrar quantos caminhos você tem para escolher, essa combinação pode ser explosiva para sua empresa!
Texto por: Erick de Albuquerque
@inspirandosonhadores – Recife / Pernambuco